A REGIÃO

A Região das Matas de Minas é uma origem produtora
de cafés especiais, composta por 63 municípios,
situada em uma área de Mata Atlântica, no leste do
Estado de Minas Gerais.

Nossa produção é naturalmente sustentável, marcada
pela predominância da agricultura familiar, pelo impacto econômico e social direto e indireto e integração natural entre o homem e a mata, fatores culturais presentes na cafeicultura da nossa região.

Somos pioneiros no que chamamos de qualidade artesanal, o trabalho manual e técnicas desenvolvidas pelos produtores da região para se produzir alta qualidade.
O resultado deste trabalho é uma diversidade de nuances
e sabores diferenciados, presentes nos nossos cafés,
que hoje se destacam nas principais premiações nacionais
e internacionais.

 

DADOS DA REGIÃO

  • Municípios 63
  • Localização Leste do Estado de Minas Gerais
  • Área de produção 275 mil hectares
  • Produtores 36 mil (80% possuem menos de 20 hectares plantados)
  • Empregos diretos 75 mil
  • Empregos indiretos 156 mil

 

QUALIDADE ARTESANAL

Nossos cafeeiros são da variedade Arábica e cultivados
em áreas de topografia montanhosa e irregular, em
altitudes que variam entre 600 e 1.200 metros.

O clima ameno do território, aliado à evolução tecnológica
dos processos artesanais desenvolvidos na região,
resultam em cafés de qualidade artesanal e uma
diversidade de sabores e nuances.

CARACTERÍSTICAS DOS CAFÉS DA REGIÃO

  • Corpo
    De encorpado a muito encorpado
  • Aroma
    Intenso, com notas florais e cítricas
  • Sabor
    Adocicado, com diversidade de sabores cítricos, caramelado e achocolatado
  • Finalização
    Agradável e prolongada
  • Acidez
    Delicada e equilibrada

COMO ESTAMOS ORGANIZADOS

A Região das Matas de Minas é regulamentada pelo:

CONSELHO DAS ENTIDADES DO
CAFÉ DAS MATAS DE MINAS

Somos uma organização sem fins lucrativos, de caráter
representativo, científico, educacional e cultural, formada
por entidades membros e parcerias voltadas ao
desenvolvimento dos cafeicultores, nos 63 municípios
que compõem a área demarcada da região.

NOSSO PROPÓSITO NOSSOS PILARES MEMBROS E PARCERIAS

NOSSO PROPÓSITO

Desenvolver, proteger e promover a qualidade
artesanal, a diversidade, e a sustentabilidade
natural da produção de cafés, tendo sempre
como objetivo o desenvolvimento sustentável
coletivo da Região das Matas de Minas.

NOSSOS PILARES

  • QUALIDADE ARTESANAL

    Desenvolver e valorizar a
    diversidade e a qualidade artesanal
    na produção de cafés na região das
    Matas de Minas, disseminando
    conhecimento e capacitação para
    os nossos produtores.

  • SUSTEN-
    TABILIDADE NATURAL

    Incentivar a integração natural
    entre o homem e a mata,
    promovendo de forma cultural
    a sustentabilidade natural da
    produção de cafés na região.

  • DESEN-
    VOLVIMENTO COLETIVO

    Trabalhar juntos, em parceria,
    promovendo a força do coletivo,
    gerando valor para nossa produção
    e desenvolvimento sustentável para
    sociedade e os negócios da região.

MEMBROS E PARCERIAS

ACIAM
Manhuaçu e Região

Coocafé

Lajinha e Região

Sicoob Credicaf

Lajinha e Região

Sicoob Credisudeste 
Muriaé e Região 

Sicoob União
Raul Soares e Região 

Sicoob Credilivre
Manhuaçu e Região

Sindicato Rural
Manhuaçu e Região

Sindicato Rural
Manhumirim e Região

Sindicato Rural
Lajinha e Região

Sicoob CredCooper
Caratinga e Região

Sindicato Rural
Caratinga e Região

Sindicato Rural
Luisburgo e Região

SCAMG
Manhuaçu e Região

Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil
Manhuaçu e Região

PARCEIROS:

CORPOL
EMATER
EPAMIG
FAEMG

IWCA
Prefeitura Municipal de Luisburgo

Prefeitura Municipal de Manhuaçu
SEBRAE

SENAR
UFV

NOTÍCIAS

27/10/2016
REGIÃO DAS MATAS DE MINAS: UMA ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

Rogério Galuppo Fernandes

Regiões com consagrada reputação na produção e oferta de determinado bem ou serviço e nas quais suas entidades, empresas e produtores se esforçam para organizar e alinhar as estratégias para diferencia-los e valoriza-los, contam com o apoio do Sebrae para discutir e implementar Projetos de Identidade e Origem. Quando atendidas tais premissas, esses projetos são concebidos, estruturados, executados e monitorados pelo Sebrae e seus parceiros, com base na estratégia de promoção do desenvolvimento das regiões.

Os projetos executados com a abordagem de Identidade e Origem podem estar localizados nas diversas regiões do Estado e apresentarem diferenças entre produtos ofertados ao mercado, estrutura, cultura, maturidade empresarial, estágio de desenvolvimento, liderança e visibilidade, dentre diversos outros fatores que influenciem no nível de intervenção e abordagem adotados.

A Região das Matas de Minas, cujo desenvolvimento está intimamente relacionado ao agronegócio do café, é uma das contempladas com esta dinâmica de trabalho. A região, em área contínua, é composta por 63 municípios situados ao leste do estado de Minas Gerais, em uma área de Mata Atlântica, com forte influência econômica e social da atividade cafeeira. 

Em 2010, a partir de estudos realizados com a participação direta de atores ligados à cafeicultura regional, o Sebrae e parceiros institucionais estruturaram o Projeto Café das Matas de Minas, que apresentava a proposta de valorização da região produtora considerando quatro pilares de atuação: a qualidade do produto, a valorização da identidade regional, a consolidação da governança setorial e o acesso a mercados diferenciados de café. Estes quatro focos, executados de forma sinérgica, permitiram a integração das entidades regionais em torno de um objetivo comum: o desenvolvimento da Região das Matas de Minas, de seus produtores e da atividade cafeeira como um todo.

Neste contexto, lideranças da cafeicultura local optaram pela estruturação de uma governança setorial / regional para a cadeia produtiva, centrada na participação da iniciativa privada. Em 2014, as instituições de representação do setor produtivo se organizaram formalmente em torno do Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas. Constituído por Cooperativas de Produção e de Crédito, Sindicatos de Produtores e de Trabalhador Rurais, Associação de Produtores de Cafés Especiais, Associação das Mulheres do Café e membros institucionais, o Conselho tem por objetivos promover a região, proteger o uso da Marca Regional e controlar o processo de utilização da mesma.

A Marca Regional foi criada a partir do esforço conjunto das entidades setoriais e seus parceiros institucionais e busca expressar a identidade das Matas de Minas, intimamente ligada à cafeicultura, suas características e seus valores. Direciona, ainda, a estratégia de atuação da região pautada na qualidade artesanal do produto, na sustentabilidade natural da atividade e sua relação visceral com a Mata Atlântica, além do desenvolvimento coletivo, devido ao alto grau de interatividade entre produtores, colaboradores e parceiros envolvidos na produção do café.

A marca é mais que um logotipo: é a expressão do DNA da região, daquilo que move as pessoas e instituições. É a tradução da personalidade do território e do comportamento de seus integrantes e de como eles buscam o seu propósito, sua razão de ser e de existir. O propósito gera pertencimento e aproxima as pessoas e é isso que se procura expressar com o uso da Marca Regional. O Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas é o grande guardião desta estratégia. É quem irá gerir o uso da marca pelos produtores, empresas e instituições locais.

A qualidade do produto e as suas características estão diretamente associadas aos conceitos da estratégia da Marca Regional. A grande variação da altitude onde são cultivadas as lavouras, aliada às condições climáticas, de solo e de interatividade com a Mata Atlântica resultam em cafés de qualidade artesanal e em uma grande diversidade de nuances e sabores diferenciados. Através da observância de critérios predefinidos em regulamento específico e da garantia da rastreabilidade do café, o Conselho irá conceder a lotes de café verde, inicialmente, o Selo Região das Matas de Minas. Através deste mecanismo, irá promover e comunicar a região nos principais mercados do Brasil e do mundo. A partir de 2017, o selo estará à disposição para utilização pelos produtores interessados e que atendam aos requisitos estabelecidos no Regulamento de Uso.

Sem uma governança setorial estruturada e engajada nas questões relacionadas ao desenvolvimento regional, a estratégia de Identidade e Origem se torna frágil, intangível e ineficaz. Neste contexto, o Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas assume o seu protagonismo. É o grande motor que impulsionará, cada vez mais, esta importante e tradicional região cafeeira de Minas Gerais.

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